top of page

Afinal, o que é vidro laminado?



O laminado é um vidro de segurança, assim como os temperados e aramados.

Segundo a NBR 293,os vidros de segurança são aqueles que quebram de forma segura e oferecem menos riscos de ferimentos às pessoas que estão próximas.

O vidro laminado é considerado de segurança porque é constituído de 2 ou mais lâminas de vidro que são unidas por um PVB  (polivinil butiral) ou resina. Essa união faz com que, na quebra do vidro, os cacos fiquem colados na membrana e o vão continue fechado até que se faça a troca do vidro.

O PVB é uma película plástica e elástica, que pode ser transparente, colorida ou impressa, por isso os laminados podem ser fabricados em uma infinidade de cores, que variam de acordo com a combinação da cor das lâminas de vidro e as cores da película.

Existem alguns casos em que só podemos utilizar o vidro laminado ou aramado: guarda-corpos, coberturas, fachadas de prédios. Nas fachadas, a partir do 1º pavimento, os vidros que ficam a 1,10m do piso devem ser obrigatoriamente laminados, de acordo com a NBR 7199 que trata de projetos de vidros.


Este é um tipo de vidros que é uma ótima solução para proteção patrimonial, pois pode resistir a impactos e vandalismo.

O vidro multilaminado é composto de 3 ou mais lâminas de vidro intercaladas por camadas de PVB ou resina. Há também a opção de utilizar vidro temperado ao invés de vidro comum. Essas duas opções são ainda mais resistentes contra impactos e vandalismo.

Há também o benefício de um maior isolamento acústico e térmico.

Além de tudo isso, há a possibilidade de uso de vidros de controle solar, que tornam o vidro laminado ainda mais eficiente quanto ao conforto térmico.

Os vidros laminados comuns são mais utilizados em divisórias, portas, janelas, clarabóias, parabrisas, vitrines, sacadas, guarda-corpos, fachadas e coberturas.

Os vidros multilaminados são indicados para bancos, vitrines de lojas, guaritas, joalherias, piso e visores de piscinas.

Este vidro pode ser cortado durante a instalação, desde que não seja composto de vidro temperado ou termoendurecido.

Atenção com silicones ácidos ou produtos que contenham solventes durante a instalação. Estes produtos são corrosivos à película de PVB ou resina e danificam o vidro laminado.


É possível encontrar no mercado chapas de vidro de até 3,21m x 6,00metros, sendo a dimensão mínima de 30cm x 30cm. A espessura pode variar entre 4 e 100mm. Claro que estas dimensões são determinadas a partir do estudo do local de aplicação do vidro, do tipo de caixilhos e ferragens que serão utilizados.

Graziela Alessio

fone/whatsapp: |51| 993.249.286

Rua Oliveira Lopes, 76 - sala 02 - Porto Alegre - RS

Referência: Abravidros  NBR 7199 - vidros laminados

Imagens: Guardian e Cyberglass

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentarer


bottom of page