top of page

Durabilidade das construções em concreto



A durabilidade consiste na capacidade da estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e pelo contratante, no início do trabalho de elaboração do projeto, atendendo a NBR 6118, que trata de projetos de estrutura de concreto, as estruturas devem ser projetadas e e construídas de modo que, sob as condições ambientais previstas em projeto, conservem a sua segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante o prazo correspondente em sua vida útil.



Por vida útil de projeto, entende-se o período de tempo durante o qual se mantém características das estrutura de concreto, sem intervenções significativas, desde que atendidos os requisitos de uso e manutenção previstos pelo projetista e pelo construtor, bem como da execução de reparos em caso de danos acidentais.





O conceito de vida útil se aplica à estrutura como um todo ou às suas partes. Dessa forma, determinadas partes da estrutura podem merecer consideração especial com uma vida útil diferente do todo, como por exemplo, aparelhos de apoio e juntas de movimentação.





A durabilidade das estruturas requer cooperação e atitudes coordenadas de todos os envolvidos nos processo de projeto, construção e utilização, devendo no mínimo, ser seguido o que estabelece a NBR 12655 (sobre concreto de cimento Portland), sendo também obedecidas as disposições do Manual do Proprietário e a NBR 5674 com relação às condições de uso, inspeção e manutenção.





Note que a norma traz esses condicionantes porque o concreto armado pode ter uma vida útil diferente conforme a dosagem dos "ingredientes" e conforme o ambiente da obra. Imagina um concreto para uma viga de um muro e um concreto para um pilar de uma ponte. São ambientes muito diferentes, por isso o concreto é muito diferente.

Por isso, vamos falar sobre o concreto que usamos para a estrutura de residências. Para chegar a um valor em anos, vamos buscar na NBR 14653, que trata de avaliação de imóveis, a tabela Ross-Heidecke esta informação.




Nele temos o seguinte: Casa ou Apartamento padrão "econômico. simples ou médio" tem uma vida útil de 70 anos. Já uma Casa ou Apartamento padrão "fino ou luxo", a sua vida útil é de 60 anos.



Graziela Alessio

Arquitetura e Perícia Judicial

fone/whatsapp: |51|993.246.286

Rua Oliveira Lopes, 76 sala 02 - Porto Alegre - RS

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page